quarta-feira, 11 de setembro de 2013

[Desventuras na Bienal] Parte 1

Olá, leitores! Tudo bem?! – ahn, se vocês me perguntassem se está ‘tudo bem’ comigo, eu responderia, sem dúvidas ou titubear, que sim, está tudo maravilhosamente bem (e ouso dizer que toda e qualquer pessoa que tenha voltado dessa bienal diga isso também). Pois é, para nós que somos tão enlouquecidamente apaixonados por livros, é uma verdadeira emoção participar da maior feira literária do país. Com presenças marcantes, e recorde de público e vendas de livros, a XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, foi marcada por coisas muito bacanas e outras nem tanto – o episódio do dia 31 foi realmente lamentável; mas isso é história pra ser contada depois.





Cheguei à bienal no dia 31 – dois dias após início – e não sei se feliz ou infelizmente não consegui ver o Nicholas Sparks (que era uma das minhas maiores expectativas). Como calouro nessa coisa de bienal, já cheguei correndo, eufórico, louco para saber como tudo funcionava, quais seriam as promoções, os autores que conheceria, os blogueiros que abraçaria, enfim... Tudo.

Consegui a senha para tirar foto e pegar autógrafo da Emily Giffin *emoção* – na verdade o Clóvis do 
De Frente com os Livros conseguiu pra mim, *obrigado, Clóvis!* - e lá vou eu todo nervoso falar com a Emily – não literalmente. Tirei foto, ela falou alguma coisa que eu não entendi – é gente, eu não sei inglês, mas depois fiquei sabendo que era algo do tipo ‘Tudo bem com você?’ coisa e tal.. – e depois que autografou meu exemplar de ‘Uma Prova de Amor’ falou: Thanks, Ronaldo!. E eu sai tão emocionado que fiquei repetindo isso durante quase toda a bienal – amigos, desculpem por isso!



                                         


Eis o tal episódio lamentável na sessão do Nicholas Sparks: teve quebra-quebra, empurra-empurra, gritaria, socos, chutes, pontapés, brigas e mais uma infinidade de coisas ruins – tá, isso pode ser um pouco exagerado, mas só estou repassando tudo que ouvi. Dizem – porque como disse não sei se feliz ou infelizmente eu não participei disso, já que acabou que todo mundo conseguiu vê-lo – até que uma garota se machucou feio devido à confusão. Acho que isso se deu pela falta de organização mesmo – seriam distribuídas poucas senhas (se levarmos em consideração o número de fãs que o autor tem aqui no Brasil), mas o Nicholas decidiu que atenderia todos que estivessem ali (o que foi uma atitude legal, se quem não tivesse chegado –PASMEM- 4:30 da manhã para pegar a bendita senha devido ao número restrito).
Enfim, dizem que isso foi um verdadeiro trauma da bienal – espero que da próxima que o autor participar *Que isso não demore! Que isso não demore!* a organização seja melhor e não aconteça o mesmo que aconteceu lá no RJ.


E eu conheci a Samanta Holtz *AHHHH* O.K. Eu realmente fiquei emocionado, sem saber o que falar, fazer... Não sabia se elogiava, abraça, chorava, enfim, eu realmente fiquei feliz demais de conhecer a autora de um dos meus livros favoritos – O Pássaro. Ela foi muito simpática *sempre* e batemos um papo bacana sobre o novo livro e outras coisas. Sem dúvidas, foi um dos momentos mais emocionantes da minha bienal!
P.S.: fui vê-la quase todos os dias em que estava lá – Sammy, diz que você não ficou de saco cheio de mim!




Visitei todos os stands – embora tenha tido que enfrentar uma fila enooooooorme para entrar no da Editora Intrínseca – e fiquei feliz de ver todo o trabalho que as editoras fizeram. A Editora Arqueiro constitui toda a estrutura do seu com capas dos seus livros. Dan Brow e Nicholas Sparks ganharam o direito de ter uma parede inteirinha deles! >.<




Apontado pela maioria como mais bonito e caprichado – e foi mesmo – o stand da Novo Conceito estava realmente lindo. A Editora colocou alguns dos seus livros em tamanho gigante! Vê como ficou:



Conheci a Tammy Luciano lá na Novo Conceito. Ela estava todos os dias autografando seus livros – Garota Replay, Claro que te amo! *lançamento* - e fez questão de atender e conversar como todos os fãs e leitores. A autora também participou de um encontro de blogueiros realizado no stand da editora – que vou contar no próximo ‘Desventuras’ - e contou um pouco como foi o começo de sua carreira e as dificuldades que teve que enfrentar.





E comprei livros! Haha’ Não comprei muita coisa nesse primeiro dia – só comprei o lançamento da Samanta e algum outro que não lembro *eu comprei tantos, que fica difícil associar qual, em que dia*.


Basicamente foi isso. Foi tudo corrido, porque já cheguei tarde e fiz questão de conhecer tudo no mesmo dia. Mas eu realmente amei! No próximo post eu conto o que veio nos outros dias – e que não foi pouca coisa!



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Bienal é tudo de bom!!! Eu sempre vou na daqui de SP, mas nunca tinha ouvido nada parecido com o que você relatou aí com o Nicholas Sparks. De qualquer forma, não é o tipo de literatura que eu curto... então eu não estaria no meio da confusão rs Parabéns pelo blog ;) voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  2. Oiee meu amigo :)
    Tua foto com o livro da Roberts é um arraso *.*
    Sobre a bienal, que pena que não nos conhecemos :/
    Mas, que bacana as tuas fotos, a Emily é uma diva e a Sam, uma linda s2

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir