quinta-feira, 4 de abril de 2013

[Entrevistando] Com Selène D'Aquitaine

Oi Leitores!!!
Hoje, trago para vocês uma entrevista super especial que fiz com a autora ‘Selène D’Aquitaine’, autora dos livros da trilogia ‘Annástria’.
Adriana Barbosa, autora dos livros de fantasia da trilogia ‘Annástria’ – escritos sob o pseudônimo de Selène D’Aquitaine – reside na cidade de São Paulo e escreve desde criança. Com o passar do tempo, resolver arriscar-se no mundo literário lançando o livro ‘Diário de Rabiscos’, uma mistura de autobiografia e ficção. Depois veio seus livros de fantasia com ‘O Jardim das Rosas Negras’ e então “Annástria. Ela concedeu uma entrevista contando como foi todo o processo de criação de ‘Annástria’ e sua inspirações.
Vamos conferir?!

1 – De onde surgiu a ideia de escrever a trilogia “Annástria” ?
Comecei a escrever "Annástria" com uns 16 para 17 anos. Publiquei quando fiz 17. Eu sempre tive vontade de escrever uma história que se passasse em um reino ou em uma dimensão idealizada. Eu pensava: "como eu faria uma história que se passassem em um reino/dimensão mágica"? Como seriam as personagens? Quais seriam seus significados? Foi uma ideia preparada aos poucos, conforme eu ia escrevendo. Ler bastante me ajudou. Eu gosto de história que se passam em lugares mágicos e extraordinários, como "As Crônicas de Nárnia", "Fronteiras do Universo", "Trilogia Cósmica", "Senhor dos Anéis"… São histórias que encantam os leitores, emocionam, são repletas de aventuras, etc. 

2 – Quando você descobriu a vocação para ser escritora? Você recebeu apoio de sua família?
Eu gosto de escrever desde pequena. No começo, quando eu disse para minha mãe que eu queria escrever um livro, ela levou tudo na base da brincadeira, mas conforme ela lia o que eu escrevia, começou a acreditar e a me dar todo apoio. Nas primeiras vezes que eu preparada originais para enviar para as editoras, minha mãe me ajudou bastante!

3 – Quais são os escritores que mais te inspiram?
Nossa, são vários!  C.S Lewis e Phillip Pullman estão entre meus favoritos. Também gosto muito dos livros da J.K Rowling, Machado de Assis, Clarice Lispector, Taylor Caldwell, Ken Follet, Marion Zimmer Bradley, entre outros. 

4 – É perceptível que sua escrita evoluiu muito entre um livro e outro – da trilogia Annástria. A que se deve essa evolução?
Eu comecei a publicar livros muito cedo, acho que é algo natural a escrita evoluir de um livro para outro. No caso da Trilogia Annástria não só a escrita muda como também o modo de narrar. No volume 1 (Annástria e o Príncipe dos Deuses) quem conta a história é um narrador em terceira pessoa, e no volume 2 (Annástria e os Sete Escolhidos) são quatro personagens que narram, cada um com seu ponto de vista e personalidade diferentes. Escrever um livro que tenha mais de uma personagem narrando ajuda a estimular o amadurecimento da escrita. Eu preciso pensar como o meu personagem, ou como a minha personagem para poder transmitir aos leitores o que cada um deles sente, as mudanças que sofrem e como cada um vai lidar com essas mudanças. Acredito que devo essa evolução ao meu amadurecimento como pessoa, como escrita, mas também devo aos meus personagens!

5 – Pra você, qual é a importância de blogs literários na divulgação de livros nacionais?
Quem escreve e administra esses blogs são leitores. Para um escritor é muito bom ter uma aproximação com os leitores. Acho que os blogs literários fazem uma divulgação bacana dos livros, o blogueiro apresenta a opinião dele sobre um determinado livro. Um livro causa diferentes impactos e sensações, dependendo do leitor. Um livro que agradou a um leitor, pode desagradar a outro. Existem blogueiros que levam a sério o que fazem, sabem da responsabilidade. Para os escritores brasileiros o trabalho desses blogs é bem bacana.

6 – No segundo volume – Annástria e os sete escolhidos – você incutiu pecados e provações como algo palpável e destruidor do caráter humano. Foi uma crítica social?
Pode ser vista, sim, como crítica social, mas meu intuito não é "moralizar". Os pecados e provações testam as personagens, provocam. Elas estão muito próximas dos deuses e ainda assim sentem-se perdidas, não sabem o que fazer. A pergunta é: o que os personagem irão fazer? Ceder das provações ou buscar supera-las? O que os personagem vão fazer? Eles lidam com seus medos, falhas, virtudes e vícios, assim como qualquer ser humano, e cada personagem tem seu jeito de encarar os obstáculos. 

7 – Se mandassem te escolher um personagem favorito de ‘Annástria’, qual você escolheria e por que?
Nossa… Difícil. Já me fizeram essa pergunta. Não consigo escolher! Gosto muito de todos meus personagens, até mesmo os malvados. Todos são especiais.

8 – Você se inspirou em alguém para compor algum personagem da trilogia?
Não, não exatamente… Pelo menos não de modo consciente meu. A Gina, por exemplo. A Stellnaja retrata a colega como sendo uma "amiga-inimiga". Não tem uma pessoa em específico que na qual eu tenha me inspirado para fazer a Gina. Eu já conheci muitas pessoas como a Gina. Meus personagens têm um pouco de mim, um pouco de amigos, familiares… Uma mistura, entende? 

9 – Além de ‘Annástria’ você escreveu mais dois livros. Eles seguem a mesma linha de fantasia?
Não, não seguem. "Diário de Rabiscos" mistura ficção e um pouco da minha pouca experiência de vida. Muito pelo que a personagem do livro passa, eu também passei. "O Jardim das Rosas Negras" é um conto de fadas leve e doce, muito diferente da Trilogia Annástria. 

10 – Como é a Sèlene não escritora?
Ela é uma nerd maluca que estuda muito e ama a faculdade! Quando não estou escrevendo, gosto muito de estudar, ler e brincar com a minha gatinha. Como faço faculdade preciso dividir meu tempo, ora de estudar, ora de escrever. Meus estudos acabam ajudando muito na hora de escrever.

11 – Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
Pessoal, muito obrigada por essa entrevista! Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu. Para aqueles que sonham em publicar livros, desejo muito sucesso. Sei que é complicado no começo, mas insistam e persistam. Para os estudantes e vestibulandos 2013, boa sorte nas provas!

Eu adorei entrevistar a Selène. Desde já agradeço a autora por disponibilizar essa entrevista para o blog.
E vocês gostaram da entrevista?!

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário