terça-feira, 12 de março de 2013

[Resenha] Toda Sua - Sylvia Day

Título: Toda Sua
Título Original: Bared to You
Autor(a): Sylvia Day
Editora: Paralela
N° de páginas: 274
Sinopse: Eva Tramell tem 24 anos e acaba de conseguir um emprego em uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos. Tudo parece correr de acordo com o plano, até que ela conhece o jovem bilionário Gideon Cross, o homem mais sexy que ela - e provavelmente qualquer outra pessoa - já viu. Gideon imediatamente se interessa por Eva, que faz tudo o que pode para resistir à tentação. Mas ele é lindo, forte, rico, bem-sucedido, poderoso e sempre consegue o que quer - Eva acaba se entregando. Uma relação intensa começa. O sexo é considerado por eles como incrível. Capaz de levar os dois a extremos a que jamais tinham chegado. E, então, eles se apaixonam - o que pode ser tanto a chave para um futuro feliz quanto a faísca que trará de volta os traumas do passado.

Nota Pessoal:
Eva é uma mulher independente, que mudou-se para Nova York em busca de um emprego, e divide apartamento com um amigo. Ela conseguiu emprego em uma grande empresa e agora quer focar no trabalho. Mas como ela colocaria o trabalho como objetivo principal quando ele apareceu em sua vida? Gideon Cross. O multimilionário dono da empresa, e que está completamente louco por ela. E ela por ele.
Só que essa atração pode causar grandes problemas, afinal Gideon queria algo sem compromisso, sem envolvimento sentimental. Enquanto Eva, mesmo entregando-se completamente a isso, deseja um relacionamento estável, além de um simples sexo casual.
Eva é uma mulher que tem traumas, e vê em um relacionamento estável, uma das poucas oportunidades de tentar ter uma vida normal, casar, ter filhos, enfim, suprir o anseio da maioria das mulheres. Porém, Gideon talvez não estivesse preparado para enfrentar um relacionamento sério, mesmo estando total e completamente entregue aquela mulher.
Eu não gostei do livro. Sinceramente, quando terminei a leitura, vi que o livro não tem conteúdo nenhum e só pegou carona na onda de Cinquenta tons. Acho complicado falar sobre ambos – uma comparação - mas não poderia deixar de fazer, nessa resenha. Porque: o livro tem um marketing de ‘Mais bem escrito que Cinquenta tons de cinza’. É? Sim, com certeza a autora tem uma narrativa e uma escrita BEM melhor que a autora da trilogia ‘Cinquenta tons’, só que como já falei, o livro é totalmente sem conteúdo. Só tem sexo, sexo e mais sexo.
O que me incomodou mesmo é ver que realmente tinha uma história por trás de tudo, que seria melhor se tivesse sido explorada, mas a autora simplesmente deixou isso como pano de fundo. Mas não é um livro erótico de sexo ? Sim, é, mas não consigo ler um livro e focar somente nisso.
Eva com certeza não é uma mulherzinha inocente e cheia de frescuras. Muito menos daquelas que ficam sentadas esperado o príncipe encantado, e também, não faz parte do tipo:‘encontrei-um-homem-rico-maravilhoso-estou-apaixonada-faço-tudo-que-ele-quiser’. Longe disso, ela é uma mulher decidida, sabe o que quer e mesmo sentindo-se total e completamente atraída por Gideon, não ficava com as frescuras que costumamos encontrar do: ah, isso é muito caro, não posso aceitar. Ela foi uma personagem que muito me agradou por não ser essa mulher sexo-frágil deprimida que só sabe ver o lado ruim das coisas. Eva não é desengonçada – a ponto de não conseguir dar um passo sem cair – e não fica lamuriando-se de como é feia, o que aquele homem viu nela e nada do tipo *o que costuma acontecer sempre*.
Já Gideon é quase um Grey – desculpa comparações, mas se o próprio marketing do livro já o faz, não me sinto culpado de estar seguindo essa linha – ele é rico, bonito, e tem um desejo insaciável de sexo, mesmo não sendo tão possessivo quanto o protagonista de Cinquenta tons . Ou seja, ele é um personagem nada inovador.
E eu até que estava em um ritmo bom, até começar todas aquelas palavras escrotas que te deixam MORRENDO de vergonha de ler em um ambiente público. Uma palavra ou outra até que vai, mas a cada página tinha palavras que nem ouso mencionar nessa resenha. E eu sei que podemos encontrar essa palavras em livros do gênero, e você pode dizer que ‘Ah, você vai ler um livro desse tipo e não quer encontrar palavras assim...’. Não, o problema não é não quere encontrar – porque é quase que impossível – mas toda hora?! Incomoda, muito.
A autora criou a história de Eva muito bem, todos os seus traumas e seus medos, mas eu acho que foi muito pouco explorado, porque tudo no livro era resolvido na base do sexo. E era quase que somente isso que tinha no livro. Eles estão em uma festa, corre pro sexo. Estão no trânsito, rapidinha. Fez isso, mais sexo. E foi tudo isso que tornou a leitura cansativa, a ponto de eu quase largar o livro.
É ruim quando você espera algo de um livro e ele não supera sequer um terço de tudo que você ansiava. E foi justamente isso que aconteceu. Claro que eu esperava que tivesse esse tipo de cena, mas não que fosse o objetivo principal – ou se fosse, não estivesse tão explicitamente explicito. Sinceramente, eu acho que a autora nem se deu ao trabalho de desenvolver a parte interessante da história, focando somente no sexo, simplesmente porque ‘Cinquenta tons’ estava o maior sucesso, e qualquer livro que fosse publicado seguindo essa mesma linha, fosse ficar ‘famoso’ e ganhar prestígio, independentemente de ter uma escrita melhor ou pior – mesmo que ‘Toda Sua’ tenha uma melhor.
E se você acha que leu livros que tudo acontece rápido demais – podemos mencionar os livros da Bella Andre – e isso te incomoda, ler ‘Toda Sua’ vai ser uma irritação a mais, porque tudo acontece num segundo, tipo, eles se conhecem e quase que na página seguinte já estão se entregando um ao outro.
Não consigo achar algum ponto realmente ‘positivo’ na obra, exceto talvez, o pano de fundo – mais precisamente a história de Eva antes de Gideon, e até depois.
Ainda estou na dúvida se irei ler os outros dois livros da trilogia. Mesmo não gostando tanto desse primeiro, acho que a autora pode dar uma guinada interessante no rumo da história – e se eu resolver ler, vou procurar saber se isso acontece.
Fica a critério de cada leitor. Pra quem for ler...
BOA LEITURA!!!






Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Credo. Livros nessa vibe, para mim, não colam. Não leria, sem dúvidas. Quem aprecia, ótimo. Mas, além de não ser lá o que eu procuro como leitura, pelos seus comentários não ia me agradar nada nada.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi, Rô!

    Então, eu também li Toda Sua e cacete, queria jogar o livro do outro lado. Achei de PÉSSIMO gosto, pegou SIM carona em 50T. Eu nao ia continua a ler, mas uma amiga falou que o segundo melhorava e lá vai eu. Sim, melhorou. Tem mais história, na medida do possível, mais conteúdo. Me incomoda que por ser um livro erótico tenha que tem apenas cenas de sexo (muitas vezes abusivas e como você disse, escrita). Pra ser um livro erótico pode - se ter SIM uma bela e fundamentada história.

    Gostei muito da sua resenha porque ela foi bem grande - diferente das que eu estava acostumada a ler sua - e cheia de detalhes.

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    { http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir