sexta-feira, 15 de junho de 2012

[Destaque Nacional #07] Corações em fase terminal - Fabiane Ribeiro


Titulo: Corações em fase terminal

Autora: Fabiane Ribeiro

Nº de páginas: 115

Sinopse: Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.



Nota Pessoal:
“Corações em fase terminal” é um dos livros mais emocionantes e lindos que eu já li em toda a minha vida. Não conseguirei expressar toda a experiência e mudança que esse livro causou na minha vida.
É daqueles livros raros, que conseguem tocar lá no fundo da nossa alma. Me fez repensar alguns atos, que talvez estivessem destruindo também o meu coração.
Cátia, uma jovem bonita, cursando faculdade de Direito, é filha de uma tradicional família carioca. Tudo parecia normal na vida daquela família. Até que Cátia começa a se drogar e a beber, chegando em casa em um estado deplorável, deixando a família desesperada, e abandonando a faculdade.
Até que em um belo dia, depois de uma briga com seus pais, Cátia tranca-se no seu quarto, e inesperadamente acorda em um lugar totalmente esquisito.
Um quarto pequeno e cinzento. Um espelho que refletia uma Cátia, magra, sem forças, encolhida num canto. Perguntas sem respostas começam a surgir na cabeça da jovem.

“A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo
verdadeiro da doença de nossos corações em nossa alma. Não há
como fugir da verdade quando se olha para aquele espelho.” PG: 37

A jovem encontra-se com Tadeu, um homem misterioso que mora em um quarto vizinho, que não dá nenhuma resposta a Cátia, ela entrara em um estado onde ela encontraria as respostas para sua vida. As respostas que salvariam o seu coração.
Uma caixa misteriosa, com o seu nome gravado. Dentro, o coração frágil de Cátia.
O lugar misterioso nada mais é que uma cidade, em algum plano, para onde vão todas as pessoas que aqui na terra, tem sua vida destruída por elas mesmas. Uma última chance para salvar os seus corações que estão em fase terminal.
Todos carregam uma ‘Caixa Sagrada’, na qual abriga seus respectivos corações. Cada um do seu jeito; cada um refletindo suas mágoas e suas angústias da vida.
Na cidade cada um desenvolve uma função. A função que os ajudarão a curar o seu coração e enfim voltar a nossa dimensão. O tempo?! É algo que não existe. Cada um fica o tempo necessário, para enfim estarem preparados para o momento de retomar a terra.
Nesse emaranhado de coisas, Cátia conhece pessoas maravilhosas que a ajudam a compreender o real motivo da sua estadia ali. Vira assistente de um trem, e mais do que nunca rende-se aos encantos daquela bela cidade. Onde todos buscam a cura para os seus corações.

“— Porque a fé é algo individual, e cada um deve buscá-la na
hora que lhe for conveniente. Não cabe a mim apresentá-la ao Sábio,
cabe a você encontrá-lo e decidir sozinha se ele será objeto de sua fé.” PG: 63

Cátia mora em um conjugado, com quatro quartos, ocupados por ela, Tadeu, Lorena (sua amiga aqui da terra, que também é enviada a cidade para curar seu coração) e Érick um jovem que desperta algo diferente em Cátia.
Começa aí todo um processo de se auto descobrir, rever seus erros terrenos e tentar ao máximo curar o seu coração. 
É um livro que nos passam grandes lições de vida.
Aquela cidade, fruto da imaginação da autora, nos faz refletir sobre como está o nosso coração. E é impossível, você, depois da leitura não querer encontrar a sua ‘Caixa Sagrada’ e ajudar seu coração a se curar de tudo que o aflige.
Eu fiquei encantado com a leitura. A autora escreve com maestria; com uma narrativa cativante eu li o livro em apenas um dia.
Se chorei?! Claro. É uma estória que eu me identifico. É impossível não se sentir emocionado com todos daquela cidade.
E o mais impressionante é que cada um é o seu coração. Tudo gira em torno disso. A autora soube dar as melhor características possíveis a cada coração (personagem), de acordo com os seus erros aqui na terra.
O mais lindo é ver a conexão de Cátia com Érick. Eles se completam tão perfeitamente a ponto de que ambos decidem que um cuidará do coração do outro *chorei* .

“Seus pares de olhos pareciam um só. Ele a olhava. Ela o
olhava. Era possível que vissem as almas um do outro”. PG: 69

Foi um livro que me fez ter uma crise compulsiva de choro. Chorei, chorei e chorei (eu sou chorão mesmo). Porque me senti profundamente tocado com a estória.
Estória esta, que eu indico a todas as pessoas. É daqueles livros que não dá pra guardar pra você, tem que espalhar pra todas as pessoas que você ama.
BOA LEITURA!!!









Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. O livro é bem cativante e a história é linda. Tenho certeza que não tem como não se apaixonar por esse livro, uma vez que devemos cuidar do nosso coração, mas nem sempre cuidamos dele direito. Pelo o que você escreveu eu fiquei com vontade de ler, gosto de histórias para refletir.

    ResponderExcluir
  2. Resenha linda e emocionante.
    Eu fico extremamente feliz quando um leitor se identifica com um dos meus livros.
    Obrigada por todo esse carinho (comigo e com a Cátia! hehe).

    Um beijo, querido!!!


    Fabiane

    ResponderExcluir
  3. Você o definiu bem... um livro raro que sabe como tocar verdadeiramente. *-* A experiência é única, e só quem se dispõe a ele sabe como é viver essa sensação.
    Belíssima resenha, Ronaldo. Parabéns!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir