segunda-feira, 30 de abril de 2012

Entrevista com Samanta Holtz

Hoje trago uma entrevista super especial para vocês. A autora de “O Pássaro”, Samanta Holtz, nos conta como foi escrever esse maravilhoso romance. Bora Conferir?

Quando você descobriu que queria ser escritora?

Minha experiência com a escrita começou bem cedo. Aos sete anos de idade, eu montava meus próprios gibis! Pegava várias folhas sulfites, grampeava ao meio e inventava histórias, situações, personagens... Então, veio o gosto por contos, poesias, reflexões... sempre me destaquei na escola com meus textos e, aos nove anos, ganhei um prêmio municipal de redação infantil que a Casa da Cultura da minha cidade (Porto Feliz - SP) promoveu. Aos quatorze, comecei meu primeiro romance. Aconteceu "sem querer", era só para ser mais um conto, o qual virou um romance de cerca de 300 páginas! Dei a algumas pessoas para que lessem. Todos ficavam surpresos com a qualidade do texto, para uma menina tão nova, e começaram a me incentivar a publicar. Até então, eu nem sabia como isso funcionava... achava que ser escritora era algo muito distante da minha realidade. Incentivada por esses conselhos, comecei a me informar e fui atrás do registro do livro e da publicação, com o grande sonho de ser escritora mais vivo do que nunca!


Qual foi a sua inspiração para escrever “O Pássaro”?

Ainda tento entender como meu cérebro "funciona" rs... as ideias simplesmente surgem! Enquanto tomo banho, enquanto almoço, enquanto caminho na rua. No caso de "O Pássaro", o que me influenciou foi a grande admiração pela época em que ele se passa. No colegial, era apaixonada pelo Feudalismo, achava inspirador. Imaginava como era a vida de uma garota nessa época tão cheia de restrições, como seria se ela se envolvesse com alguém de uma classe inferior, ou se ela fosse contra as convenções machistas daquele tempo... aos poucos, Caroline Mondevieu foi nascendo e tomando forma em minha imaginação. Apaixonei-me por essa personagem ousada e cheia de planos que eu mesma havia criado e era absolutamente delicioso escrever sobre ela!

Quanto tempo você demorou para finalizar o livro? Você se inspirou em alguém para compor a personagem Caroline, ou foi tudo fruto da sua imaginação?
Passei aproximadamente 2 anos escrevendo "O Pássaro" e, depois que o concluí, entre uma tentativa e outra de publicação, fiz 3 revisões. Sou muito perfeccionista e detalhista, insisto em cada palavra e cada frase até que estejam perfeitas! Quanto à Caroline, ela é totalmente fruto da minha imaginação. Não houve alguém em quem eu me inspirasse, em meu convívio ou em outras histórias. Quem eu acho muito parecida com ela (mas só conheci depois que O Pássaro já estava pronto) é Elisabeth Swan, da saga "Piratas do Caribe". Elas têm o mesmo "quê" de rebeldia, de ir contra as regras e ir atrás dos seus objetivos, não importa o que a sociedade espera delas!



Qual o papel da sua família acerca da sua carreira de escritora? Eles te apoiaram desde sempre?

Sim! Eles sempre me deixaram livre para escolher o que eu quisesse seguir. Como minha mãe disse a um jornalista, na noite de autógrafos: "Nunca precisamos incentivar muito... é algo tão natural, tão 'dela', que fluiria de qualquer maneira"! Eles jamais me desestimularam, por mais que soubessem o quanto era difícil esse caminho que eu buscava. Tenho a sorte de ter uma família extremamente unida, em que todos torcem uns pelos outros e se amam demais. Tanto que, agora que a publicação aconteceu, a família inteira está em festa! O que mais ouço deles é: "eu sempre tive certeza de que você conseguiria".


Qual a reação que você espera dos leitores de “O Pássaro”?

Fiquei surpresa com o quanto o público estava carente de romances históricos! Quando anunciei a publicação, foi isso o que chamou a atenção de todos. No começo, estava ansiosa, imaginando o que iam dizer por não ser um romance "clichê". É cheio de surpresas e reviravoltas e, ao mesmo tempo que acho isso super atraente numa leitura, tinha medo da reação do público. No entanto, as respostas que tenho recebido até agora são fantásticas! Todos estão amando O Pássaro, graças a Deus e ao talento que Ele me deu. As pessoas leem super rápido e o que mais ouço é: "Não consegui mais largar seu livro depois que comecei". Acredito que os próximos leitores também irão perceber que o livro foi escrito com muito cuidado e cada frase, cada acontecimento e cada detalhe foram muito bem elaborados, formando uma história digna de compor suas estantes!

Além de “O Pássaro”, você já tem outros livros escritos? Eles seguem a mesma linha histórica de “O Pássaro”?
Sim! Meus outros romances são "Renascer de um Outono", a série "Corpo & Alma" e o mais recente, concluído no final de 2011, chamado "Quero ser Beth Levitt". Nenhum deles é histórico, apenas "O Pássaro"! "Renascer de um Outono" e "Quero ser Beth Levitt" fazem a linha chick-lit, um romance mais adolescente, mais leve (mas igualmente cheios de surpresas que tiram o fôlego dos leitores!). "Corpo & Alma" é uma série de histórias mais curtas em que conto a história dos humanos em paralelo à das suas almas, dos anjos... ou seja, do "plano invisível"! Não tem qualquer apologia à religião, é meramente fantasioso. O próximo trabalho que pretendo publicar é "Quero ser Beth Levitt", quem sabe ainda este ano!
Porém nenhum deles foi publicado ainda, apenas “O Pássaro” !
Com alguns manuscritos dos seus livros
Samanta com o manuscrito de "O Pássaro" e alguns gibis que escrevia quando criança

Se não todos, a maioria dos escritores pegaram o gosto pela leitura muito cedo. Com você também foi assim? Qual o escritor que te influenciou tanto na vida pessoal, como na vida profissional (como escritora) ?
Sim! Desde pequena, sou apaixonada por livros, gibis, cadernos, diários, agendas... tudo o que envolve papel, texto, histórias! Talvez seja arte do destino, pois nasci justamente no Dia Mundial do Livro! Minha primeira paixão foi pelos gibis o Maurício de Souza. Minha mãe lia as histórias para mim, e minha vontade de entendê-las era tanta que, aos cinco anos, peguei-me um belo dia lendo sozinha. Então, por volta dos nove anos, comecei a ler romances e me apaixonei perdidamente por esse gênero! Atualmente, autores que me inspiram muito são J. K. Rowling (por sua trajetória e sua escrita fantástica), Nicholas Sparks (por sua capacidade em conduzir romances com maestria), Dan Brown (não apenas por sua inteligência, mas por saber organizar seu conhecimento no papel) e Sophie Kinsella (pela naturalidade na narrativa e por conseguir fazer tantos leitores rolarem de rir com suas histórias!).

Você acha que está pronta para receber criticas negativas com relação ao livro?
Nunca é "gostoso" receber uma crítica negativa, mas, sim. Desde que acertei os detalhes da publicação, já deixei claro comigo mesma que, por melhor que seja a história, por mais cuidadoso que tenha sido o meu trabalho e o da editora, algumas pessoas simplesmente podem não gostar. Ou porque meu estilo não bateu com o delas, ou porque tinham outra expectativa, ou porque estavam mesmo a fim de falar mal! Até agora, graças a Deus, não precisei enfrentar nada disso! Pelo contrário, só tenho lido elogios maravilhosos sobre o livro. Mas, quando vier uma crítica negativa, isso não será o fim do mundo. Irei extrair o que for útil e usar como aprimoramento, e ponto. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? :)

Na sua opinião, autores brasileiros estão tendo mais espaço para publicar seus livros?
Eu acredito que sim. Eu mesma estou há um bom tempo à procura de uma oportunidade viável e interessante de publicar meus trabalhos e, antes, parecia muito mais difícil encontrar um espaço para novos autores. Hoje em dia, as editoras têm criado alternativas para que os iniciantes possam colocar seu trabalho no mercado de uma forma segura para ambas as partes (escritor e editora).

Apesar da tecnologia, você acha que cada vez mais, os jovens estão se interessando pela leitura?
Quando eu ingressei nesse mundo dos blogs literários (eu era bastante ausente da internet, até pouco tempo atrás), confesso que fiquei surpresa com a quantidade de pessoas (na grande maioria, jovens) que têm seus blogs, ou que estão atentas a esse mundo e comentam, procuram parcerias, participam de promoções... Acredito que, por mais facilidades que a tecnologia tenha trazido, ela ainda não conseguiu substituir o prazer de ler um bom livro e de sentir o cheiro das páginas recém-chegadas da livraria. Hoje em dia, também há muitas leituras voltadas a esse público jovem - histórias de fantasia, romances adolescentes... tudo isso ajuda para que a juventude continue se aproximando da literatura.

Durante o trabalho de divulgação de “O Pássaro” qual foi a reação dos leitores?
Todos ficaram muito interessados por se tratar de um romance histórico. Percebi que o gênero é extremamente bem-aceito e, mais que isso, o público estava carente de boas histórias de época! A velocidade com que O Pássaro conquistou o coração dos leitores me surpreendeu... é o fruto de um trabalho feito com todo o amor que há em meu coração!

Por fim, qual a mensagem que você quer deixar para os seus leitores?
Quero agradecer a todos pelo imenso carinho que têm me transmitido, pela confiança em meu trabalho, pelos elogios e pelo imenso apoio! Isso não tem preço. Também quero dizer a vocês que a publicação de "O Pássaro" é a realização de um sonho... eu provei a mim mesma que é possível, e quero que cada um de vocês também tenha isso em mente! SONHOS SÃO POSSÍVEIS... não quando "nós" queremos, como "nós" achamos que é melhor. Mas tudo vem no tempo certo! Cada SIM e cada NÃO são importantes. Não se revoltem quando as coisas saírem diferente do que querem... apenas aprendam com isso, evoluam, amadureçam. Dessa forma, estarão muito mais preparados para trilhar o caminho rumo aos seus sonhos! =)

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Bom dia, Ronaldo!!

    Muito obrigada por postar a entrevista! Ficou grandona, hein?? :)))


    Obrigada por abrir este espaço para minha história! Espero que inspire muita gente a também buscar seus sonhos!


    Abraços!
    Sammy

    ResponderExcluir
  2. È isso aí Samanta ....Parabéns,mais uma vez,sou apaixonada pelo Pássaro...... já fico na torcida pelo próximo livro.....

    Bjinhos....

    ResponderExcluir
  3. Bem legal a entrevista! Ficou maravilhosa!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista, Ro!
    Adorei!
    Ficou super legal \Õ/

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo, eu adoro conhecer a história de autores nacionais, e principalmente sua relação com os livros. É tão mágico e inspirador saber como esses guerreiros entraram no mercado literário... no entanto, bonito mesmo é ver a forma como eles nos tocam através das palavras. Esse espaço que você deu a Samanta foi muito importante. É bom que as pessoas vejam, conheçam e tenham consciência desse trabalho magnífico. Parabéns mesmo, eu adorei!

    E sucesso à autora que com certeza ainda nos presenteará com muitas histórias fantásticas. :D

    Um agraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista! Sempre quis saber um pouco mais da Samanta... O Pássaro parece ser incrível, espero poder ler ele em breve! A história é sensacional.

    Beijocas,
    Mars - Letras de Chá.

    ResponderExcluir